Publicidade - OTZAds

CNH Digital: Saiba como cadastrar no celular

Agora você já não precisa mais se preocupar em levar a sua carteira de motorista sempre que vai dirigir. Isso porque, com a CNH Digital, este documento e uma série de outros serviços que ficam disponíveis na palma da sua mão. Ou na tela do celular, se preferir.

Assim sendo, confira agora tudo que precisa saber sobre o app da carteira de motorista digital e como você pode se cadastrar sem precisar sair de casa.

Publicidade - OTZAds

O que é a CNH Digital?

Basicamente, a CNH digital é a versão para celular da sua carteira de habilitação. Ela está disponível para todos motoristas, independente da categoria.

A única exigência é que a CNH tenha sido expedida depois de 02 de maio de 2017. Isso porque, a partir dessa data, os documentos passaram a vir com QR Code, código essencial para quem deseja ter o app da carteira digital.

Vale lembrar que, para ter acesso à CNH Digital, você deve baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” ou CDT. Você encontra ele em qualquer loja de apps.

Além disso, o CDT é mais do que um aplicativo para acessar a carteira de habilitação. Com ele, você tem acesso ao CRLV do seu veículo, informações sobre recall, consegue ver qual a quantidade de pontos que acumulou, entre outras funções.

Publicidade - OTZAds

Ela vale como documento oficial?

Sim!

Você pode usar a sua CNH Digital como um documento oficial. Inclusive, em uma blitz, ela tem o mesmo valor do que o documento de papel. Portanto, se você apenas portar o seu celular, não tem problema.

E aqui, vale lembrar que é possível acessar o CDT offline. Dessa forma, basta ter o celular carregado que sempre terá a carteira de habilitação consigo.

Além disso, mesmo que seja um documento oficial, ele não é obrigatório. Assim sendo, os motoristas não precisam ter o app em seu celular.

Como cadastrar a CNH Digital em seu celular

Em suma, antes de baixar e instalar o app da CNH Digital, minha sugestão é, primeiro, conferir se o seu documento possui o QR Code. Esse código aparece em carteiras de habilitação expedidas depois de 02 de maio de 2017.

Publicidade - OTZAds

Em segundo lugar, crie um cadastro no site gov.br. Esse cadastro, além de facilitar a adesão à carteira digital, também deixa sua vida muito mais fácil numa série de outros serviços do governo.

Enfim, depois de fazer esses passos iniciais, veja como cadastrar a sua CNH Digital:

  1. Baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” (CDT). Você vai encontrá-lo em versão para Android e IOS.
  2. Em seguida, faça o seu cadastro no app. O jeito mais simples é usando os dados cadastrados no gov.br.
  3. Autorize o uso dos seus dados pessoais ao clicar em “Autorizar”. Esse fato é essencial para ter a CNH Digital
  4. Ao carregar o app, clique na opção “Habilitação” e, em seguida, na opção “Toque para baixar sua CNH”.
  5. Neste momento, escolha a opção “Validar utilizando o celular” e conceda ao CDT acesso à sua câmera. Faça o procedimento de verificação conforme o app te orienta e lembre-se de ter a CNH em mãos.
  6. Durante o processo, você também deve informar o endereço cadastrado quando fez ou renovou a carteira, seu número de telefone e, por fim, criar uma senha.
  7. Pronto! Com o fim da validação você já pode usar o app no lugar do documento físico.

Um comentário em “CNH Digital: Saiba como cadastrar no celular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *