Publicidade - OTZAds

Confira como acessar o CRLV Digital

Os documentos digitais já são uma realidade. Assim sendo, se você possui um veículo em seu nome, precisa saber como acessar o CRLV Digital para não precisar ficar carregando o documento físico por aí.

Para te ajudar a entender melhor o que é esse documento digital, qual é a validade jurídica dele e como você pode fazê-lo, fizemos esse texto completo com todas essas informações, confira.

Publicidade - OTZAds

O que é o CRLV Digital?

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, ou seja, o CRLV, é um documento oficial e com validade anual obrigatório para todos os veículos em circulação no Brasil. 

Em suma, ele é responsável por identificar quais veículos podem circular nas vias brasileiras. Dessa forma, o CRLV identifica se um veículo está ou não regularizado.

A exemplo de vários outros documentos, desde 2018 você pode cadastrar o CRLV do seu veículo no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” (CDT) e, com isso, consegue transitar sem a necessidade do papel.

Só para lembrar, o mesmo CDT também permite que você tenha em mãos a CNH Digital e uma série de outras informações sobre recalls, prazos de vencimentos, multas, etc.

Tem validade jurídica?

Sim, o CRLV Digital tem a mesma validade jurídica do documento em papel. Assim sendo, se você baixar o app CDT (como já vamos mostrar) e cadastrar o seu veículo, não precisará mais portar o CRLV físico ao dirigir um veículo.

Publicidade - OTZAds

Além disso, desde 2020, todos os Detrans estão obrigados a aceitarem e permitirem o cadastro online do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Ademais, caso você seja parado em uma operação policial num local sem acesso à internet, saiba que poderá acessar o CRLV Digital sem nenhum problema. Isso porque, ao fazer o cadastro, o documento fica disponível para você a qualquer momento.

Mas, é claro, não pode deixar a bateria do celular morrer. Porque, nesse caso, não tem solução!

Como acessar o CRLV Digital?

Como já antecipamos, para ter acesso ao CRLV digital, você precisa baixar o app “Carteira Digital de Trânsito”, também chamado de CDT.

Com esse aplicativo, disponível em versões para Android e IOS, você consegue acessar sua CNH Digital e ainda cadastrar o CRLV do seu veículo. Isso vai facilitar muito a sua vida.

Publicidade - OTZAds

Afinal, agora você não precisa mais se preocupar em carregar os documentos consigo. Basta ter o celular em mãos com o app instalado e pronto.

Assim sendo, para ter o certificado digital, siga o passo a passo abaixo:

  1. A primeira coisa a fazer é baixar o CDT na loja de apps.
  2. Depois que o download estiver pronto, abra o app e faça seu cadastro. Aqui, é importante que você já tenha um cadastro no site gov.br. Se tiver, use seu login e senha. Caso não tenha, o próprio app vai te direcionar para criar.
  3. Feito o cadastro e login, o app vai carregar com algumas opções. Neste ponto, se você clicar em “Habilitação” pode cadastrar sua CNH. 
  4. Mas, como nosso objetivo é o CRLV, clique em “Veículo”.
  5. Em seguida, clique em “Toque aqui para adicionar o CRLV”. Preencha as informações solicitadas e lembre-se de ter em mãos o CRV e o Renavam do veículo, isso facilitará o processo.
  6. No momento em que for solicitado o código do CRV, saiba que esse número é a sequência que aparece no canto superior direito do documento.
  7. Assim que esta parte estiver concluída, o cadastro do CRLV Digital estará concluído e você poderá ver o documento no próprio app.

Agora é só lembrar de manter sempre o celular carregado para não correr o risco de levar uma multa por falta de porte do seu CRLV ou da sua CNH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *