Publicidade - OTZAds

Como conseguir isenção da taxa de inscrição do ENEM 2021

Sem dúvida, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é essencial para qualquer pessoa que deseja fazer um curso superior. Mas, você sabia que não precisa pagar para fazer o exame? Por isso, confira aqui como vai funcionar a isenção da taxa de inscrição no ENEM de 2021.

Além disso, está disponível, no mesmo Edital divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), as informações de como justificar a ausência no exame de 2020.

Publicidade - OTZAds

Essa justificativa é importante, ainda mais se você faltou no último exame e deseja solicitar a isenção agora. Para solicitar a isenção, você está obrigado a justificar uma ausência anterior.

Com tudo isso, veja como vai funcionar a isenção da taxa de inscrição no ENEM de 2021:

Qual é o cronograma para solicitar a isenção no ENEM 2021?

Veja abaixo o cronograma divulgado pelo INEP e fique atento para não perder o prazo para ganhar a isenção no ENEM 2021 e também para justificar a ausência no exame de 2020:

  • 17 a 28 de maio: período para justificar falta no ENEM do ano passado e para solicitar isenção na taxa de inscrição para o exame de 2021.
  • 09 de junho: divulgação dos resultados dos pedidos de isenção e de justificativa.
  • 14 a 18 de junho: período para entrar com recurso sobre a justificativa ou a isenção de taxa.
  • 25 de junho: resultado final dos pedidos de recurso.

Quem está isento de taxa em 2021?

De acordo com o Edital divulgado pelo Inep, podem solicitar a isenção no ENEM 2021 quem:

Publicidade - OTZAds
  • Está cursando a última série do ensino médio em escola pública.
  • Cursou todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral na rede privada e possui renda per capita familiar inferior a um salário mínimo e meio.
  • Está em situação de vulnerabilidade econômica tendo a família cadastrada no Cadastro Único do governo (beneficiária de programas sociais).

Onde fazer a isenção no ENEM 2021?

Tudo pode ser feito diretamente na Página do Participante. Só lembrando que você tem até às 23:59 do dia 28/05 para dar entrada no processo.

Para pedir a isenção, o candidato deve criar seu perfil, caso ainda não possua, e preencher as informações sobre a situação socioeconômica sua e se sua família e anexar os documentos solicitados.

Quando começam as inscrições para o exame?

As inscrições para o ENEM 2021 ainda não começaram nem tiveram a data divulgada. Portanto, teremos que aguardar mais alguns dias até o governo liberar um novo edital.

Assim sendo, lembre-se de que a solicitação de isenção na taxa de inscrição no ENEM 2021 não assegura a sua inscrição. Dessa forma, mesmo que seu pedido seja deferido, você deve realizar a inscrição assim que ela estiver liberada.

Qual é o valor da taxa de inscrição no ENEM 2021 sem a isenção e quando será o exame?

O governo ainda não divulgou nem o valor da inscrição no ENEM 2021 nem a data em que ele ocorrerá.

Publicidade - OTZAds

Ao que tudo indica, o valor deve ser o mesmo de 2020, que foi de R$85,00.

Além disso, por conta da pandemia e de toda a crise sanitária, o exame deste ano deve ficar para a segunda metade de 2021, ou então para o começo de 2022. Da mesma maneira que aconteceu com o exame do ano passado, que passou por alguns adiamentos.

Portanto, por hora, você pode solicitar a isenção e aguardar por novas notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *