Publicidade - OTZAds

Projeto Brasil Sorridente: saiba como conseguir implantes dentários pelo SUS

Não é segredo para ninguém que o direito à saúde está assegurado a todos os brasileiros na nossa constituição. Mas, você sabia que a saúde bucal também faz parte desses direitos? Pois é por isso que vamos te apresentar hoje o Projeto Brasil Sorridente.

Em suma, o Brasil Sorridente tem como objetivo promover atendimentos odontológicos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim sendo, ele pretende atingir todos os brasileiros, inclusive aqueles que moram afastados dos centros urbanos.

Publicidade - OTZAds

Para saber mais sobre o projeto, quais são os tratamentos oferecidos, quem e como se cadastrar, fique com a gente.

O que é o Projeto Brasil Sorridente?

O Projeto Brasil Sorridente é uma política pública nacional criada em 2004 para garantir a saúde bucal de todos os brasileiros. Ele foi criado a partir de estudos que comprovaram que milhões de brasileiros nunca sequer tinham tido contato com um dentista.

Assim sendo, o governo daquela época adequou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receberem os pacientes com problemas bucais. Atualmente, esse atendimento também pode ser buscado em hospitais e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

Publicidade - OTZAds

Além disso, o projeto conta com a ajuda de Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que fazem as próteses usadas em implantes dentários.

Também foram criadas Unidades Odontológicas Móveis (UOM), equipadas para realizar atendimento em comunidades mais remotas que não possuem acesso a uma UBS próxima.

Quais são os tratamentos do Brasil Sorridente?

O Projeto Brasil Sorridente oferece uma série de tratamentos que são importantes para garantir a saúde bucal dos brasileiros. É por meio desse projeto que você consegue extrações e implantes dentários, por exemplo.

Além disso, os atendimentos também incluem: aparelho dentário, limpezas, exames bucais, biópsias, remoção de tártaro, aplicação de flúor, tratamento de cáries, entre outros.

Como se cadastrar?

Antes de falar de como fazer o cadastro, é importante lembrar que, de acordo com a Constituição de 1988, qualquer brasileiro tem direito à saúde. Portanto, todos nós podemos usar os serviços do Projeto Brasil Sorridente.

Publicidade - OTZAds

Veja como participar:

  • O primeiro passo é verificar quais são os serviços oferecidos na sua cidade. Logo abaixo vamos explicar como fazer isso.
  • Depois que você verificar, o melhor a fazer é se dirigir até a UBS mais próxima à sua casa com seu cartão SUS e algum documento como RG ou CNH.
  • Na UBS você se informa sobre vagas para atendimento e como agendar uma consulta. Às vezes existe fila de espera e cada UBS trabalha com datas e horários diferentes. Assim sendo, o melhor é sempre verificar de forma presencial. 

Onde buscar atendimento?

Para isso você precisa acessar o portal do Projeto Brasil Sorridente, confira o passo a passo:

  1. Primeiro: para acessar o portal, clique aqui.
  2. Segundo, escolha entre as unidades CEO, UOM e LRPD.
  3. Em seguida, no mapa do Brasil, selecione o estado em que você mora.
  4. Nesse momento será aberta uma nova aba com a lista de cidades e unidades que prestam atendimento. Elas estão em ordem alfabética mas, para facilitar a procura, aperte em CTRL+F no seu teclado e escreva o nome da sua cidade na caixa que abrirá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *