Publicidade - OTZAds

Aprenda a consultar o RENAVAM pela placa

Se você está interessado em comprar um carro usado ou quer verificar se está tudo certo com o seu veículo, então precisa aprender a consultar o RENAVAM pela placa.

Isso porque, ao fazer a consulta, você consegue todas as informações sobre o veículo: marca, modelo, ano de fabricação, multas, impostos em atraso ou não, entre outras coisas.

Publicidade - OTZAds

Dessa forma, veja agora o que é, afinal, o RENAVAM e como você pode consultar a situação legal de um veículo usando a placa dele.

O que é o RENAVAM?

Em suma, o RENAVAM, ou Registro Nacional de Veículos Automotores, é um documento legal que serve para registrar todas as informações de um veículo.

Assim sendo, ao consultar o RENAVAM pela placa, por exemplo, você consegue obter informações importantes sobre um veículo que deseja comprar:

  • Se há alguma pendência com multas ou impostos.
  • Se o veículo é roubado ou clonado.
  • A marca, modelo, cor e ano de fabricação.
  • Além de informações sobre transferências.

Com isso, na prática, o número do RENAVAM funciona da mesma forma que um documento de identificação do veículo. Dessa forma, mesmo que o veículo troque de dono, o número permanecerá sempre o mesmo.

Só para ilustrar, você pode comparar esse número com nossos documentos pessoais como RG, CPF ou CNH. Isso porque, não importa o que aconteça, esses números identificam quem somos e são intransferíveis.

Publicidade - OTZAds

Além disso, o Registro Nacional de Veículos e todas as informações deste ficam armazenadas na base de dados do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), que registra todo o histórico do automotor.

Ademais, como proprietário de um carro ou outro veículo, você pode consultar o RENAVAM pela placa de forma regular. Assim fica mais fácil identificar pendências em aberto.

Consultar RENAVAM pela placa: como fazer isso online?

Que todas as informações do Registro Nacional de Veículos Automotores estão armazenadas no DENATRAN, você já sabe. Mas, para consultar o RENAVAM pela placa, você precisa acessar o site do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Assim sendo, se você quer saber se o seu veículo possui algum problema com a justiça ou mesmo consultar a situação de outro veículo, precisa acessar o site do DETRAN do estado de origem desse veículo.

Só para ilustrar, veículos que possuem placa que começa com a letra “I”, são do estado do Rio Grande do Sul e, com a letra “G”, de São Paulo. Dessa forma, pela placa, você consegue saber o estado de origem de cada veículo.

Publicidade - OTZAds

Depois disso, acesse o site do DETRAN e procure por uma opção como “Consultar Veículo”. Como os sites não são padronizados, pode haver alteração nesta opção.

Assim que carregar, você deve preencher as informações solicitadas e consultar o RENAVAM. Mas atenção, em alguns estados você precisa saber o CRLV e também o próprio número do Registro Nacional de Veículos para conseguir consultar a situação.

Por isso, peça para o dono do veículo te enviar uma foto do CRLV. Assim será mais fácil para fazer a consulta e conhecer todas as informações essenciais do veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *