Publicidade - OTZAds

Carteira de Trabalho Digital: o que é e como criar a sua

A Carteira de Trabalho é um documento que registra o histórico profissional do trabalhador e garante direitos trabalhistas previstos em lei pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Com tantas mudanças e inovações tecnológicas, nada mais justo que atualizar a forma como acessamos nossos documentos. Por isso, o modelo tradicional da carteira de trabalho (físico) está ficando ultrapassado. Agora, com o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, cada um pode ter uma versão eletrônica do documento, de forma prática e ao acesso das mãos.

Publicidade - OTZAds

Lançado em 2017, o novo formato foi criado para facilitar o acesso às informações dos trabalhadores, integrando-as com dados do Ministério da Economia. A versão digital permite consulta instantânea em um único lugar, sem colocar o documento original em risco de perda, avaria ou roubo. Além disso, dá mais agilidade e praticidade aos processos trabalhistas.

Devido a pandemia, e a mudança na legislação do trabalho para incluir o home office, o número de downloads do aplicativo está cada vez maior. Somente em 2020, foram registrados 270 milhões de acessos.

O documento possui todos os registros de trabalho formal do empregado, contendo informações como salário, registros de férias, recebimento de décimo terceiro e eventuais rescisões.

A versão digital da carteira de trabalho tem alguma diferença da física?

Publicidade - OTZAds

Como os registros precisam ser feitos de forma eletrônica, todas as solicitações de admissão, demissão ou qualquer anotação adicional deve ser feita a partir do sistema e-Social. A vantagem é que não é necessário usar um número específico de identificação do trabalhador, basta usar o CPF para identificá-lo.

Uma vez dada a entrada nas informações, elas aparecem no documento oficial em até 48 horas. Essa é mais uma forma de agilizar os trâmites.

Quais as vantagens de se ter a versão eletrônica do documento?

  • Menos burocracia e mais rapidez no registro de informações trabalhistas
  • Menos risco de erros, irregularidades e fraudes
  • Fácil acesso a partir da internet e aplicativo
  • Mais segurança no registro de informações
  • Todo o histórico do empregado está em um único lugar

Como criar uma carteira de trabalho digital?

Primeiro passo é habilitá-la no site do Ministério da Economia, mediante cadastro. Em seguida, você receberá um link de validação por SMS ou e-mail. Após o cadastramento de uma senha, você será direcionado a uma página com todas as suas informações, pessoais e profissionais, e a sua Carteira de Trabalho Digital.

Publicidade - OTZAds

Outra forma é por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Basta baixar o app na Apple Store ou Play Store, pois ele está disponível tanto para iOS, quanto Android. Caso prefira, pode também o acessar pelo browser no computador a partir do link https://servicos.mte.gov.br/.

O formato físico não deixa de valer, e a versão digital é apenas para oferecer uma outra opção mais prática.

Gostou do artigo? Então esperamos que ele tenha te ajudado a entender como a carteira de trabalho digital funciona e como obter a sua. Afinal, essa nova versão só tem vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *